QUEM FOI Pablo Picasso?

Pablo Picasso (1881-1973) foi um artista plástico espanhol, naturalizado francês, e um dos maiores mestres da arte do século XX.

Picasso foi muito reconhecido em vida e demonstrou versatilidade técnica e uma produtividade artística dificilmente igualada.

Produziu milhares de trabalhos, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e obras em outros suportes, nos quais empregava diversos materiais.

Também foi um dos fundadores do Cubismo, movimento que buscou desconstruir geometricamente a imagem e, com isso, adicionar ao real novas possibilidades além da mera reprodução.

Sofreu grande influência das artes grega, ibérica e africana, as quais são facilmente visíveis em suas obras.

Biografia de Pablo Picasso
pablo picasso
Pablo Picasso posa com seu famoso painel Guernica
Pablo Picasso nasceu em Málaga, na região da Andaluzia, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881.

Foi batizado com um extenso nome: Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.

Pablo cresceu num ambiente propício pois seu pai era pintor e desenhista, o qual lhe ensinou os primeiros passos. Por isso, pintou sua primeira tela aos 8 anos de idade, na qual retrata cenas de touradas (O Toureiro). Com 14 anos, ele encontrou reconhecimento em escolas de pintura.

A família se muda de Málaga para Barcelona em 1896, após a morte por difteria da irmã de Picasso. Lá, o jovem inicia sua trajetória como pintor e conhece muitos artistas catalães, como Carles Casagemas, Joan Vidal Ventosa, Cardona e outros.

Em 1898 inscreve-se na mais conceituada academia de artes espanhola, a “Real Academia de Belas-Artes de São Fernando”, em Madri. Porém, naquele mesmo ano, adoece de escarlatina e retorna à Barcelona.

Em 1900, viaja à Paris e adota aquela cidade como seu lar, mas até 1904 ainda possui vínculos com Barcelona.

No ano seguinte, em 1901, seu amigo Casagemas comete suicídio, o que causa grande impacto em sua vida pessoal e artística, é quando Picasso inicia a chamada Fase Azul. Mais tarde, recuperado da intensa melancolia, mais esperançoso e feliz, Pablo se dedica à Fase Rosa.

#colegioanglodecampinas
#somosferasporvoces
#foconosestudos